Acessoria GRATUITA no FINANCIAMENTO IMOBILIARIO, analisamos seu crédito em todos os BANCOS.
Quais são os tipos de financiamento imobiliário que existem?
Para realizar o melhor investimento possível, é preciso conhecer todas as possibilidades disponíveis no mercado. Além disso, um ponto importante é que podem existir diferenças entre os tipos de financiamentos imobiliários, a depender da instituição bancária.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Na modalidade de financiamento imobiliário oferecida pelo SFH, o interessado em comprar um imóvel pode usar os seus recursos do FGTS e de contas poupança para que seja possível a liberação de crédito.
Em geral, a maioria dos financiamentos imobiliários do Brasil usa essa modalidade. Ela foi desenvolvida para auxiliar o mercado imobiliário e, portanto, é regida pela Lei nº 4.380 de 1964 — norma que dispõe sobre o tema.
Por meio do SFH, tornou-se mais fácil obter a aprovação do financiamento, até mesmo, para as famílias que antes não conseguiam financiar a casa própria. Essa modalidade permite o uso do FGTS como abatimento do valor do imóvel.
Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
Nos casos em que a transação imobiliária não se enquadra no SFH, a modalidade SFI pode ser usada, uma vez que ela é capaz de suprir as suas demandas. Em geral, o SFI é utilizado pelos investidores do setor imobiliário, bem como para o financiamento de imóveis de altos valores, especialmente, os localizados em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Com o SFI, as famílias conseguem adquirir apartamentos e casas sem grandes burocracias, além de obter boas taxas, já que há a possibilidade de negociar com a instituição bancária. No entanto, nessa modalidade, não há a possibilidade de utilizar o FGTS para abater ou quitar o valor do imóvel como o SFH.
|